sexta-feira, 10 de fevereiro de 2017

Hoje é dia das memórias sobre eleição de DSP como Presidente do PAIGC e natural Primeiro-ministro. Publicamos Saliato Da Costam há pouco, leiam o que na altura escreveu Kanil Lopes sobre eleição de DSP. És rapaz futiceru bó... I odja nam tudu ké ku na bin ba


A eleição de Domingos Simões Pereira (DSP) encoraja-me (mas não tranquiliza) em relação aos próximos tempos. DSP tem um elevado nivel de educação, tem experiência governativa, foi bom ministro, teve experiência internacional na CPLP, o que lhe deixa à vontade para falar de igual para igual com esse mundo for aquando da mobilização de fundos. DSP tem um capital politico que qualquer contemporâneo seu inveja. Filho de um antigo combatente, irmão de um ex-quadro notável (falecido) dos primeiros anos da independência e de um ex-ministro deposto em Abril de 2012, tem uma familia tradicionalmente do PAIGC. Tudo isso confere-lhe um capital para ser aceite entre os veteranos (que revêm nele o irmão Bartolomeu Simões Pereira) e entre a juventude do PAIGC a quem inspira (se é que inspira mesmo) com o seu percurso politico. Atrevo-me a dizer que DSP tem condições técnicas para ser um bom 1.° Ministro. 
Por outro lado, a sua eleição não me tranquiliza porquanto o PAIGC é um partido refém da própria história, da intriga, do ódio de morte, de alianças sórdidas. Questiono-me até que ponto DSP será condicionado pelas alianças que permitiram a sua eleição. Será DSP capaz de romper (sim romper), dar machadada nos vícios a que o PAIGC nos habituou ? Dos 3 vice-presidentes 2 são veteranos (Carlos Correia e Satu Camará), tendo um último da sua geração (Baciro Djá). Como será a coabitação com os 2 primeiros ? Como será a correlação de forças ? E o dossiê Cadogo ? Como vai gerir as pretensões de regresso do Cadogo, Raimundo e outros ? Tudo isso são questões com que o novo homem forte do PAIGC terá que lidar. Contudo estou optimista e orgulhoso por vê-lo na liderança dos libertadores. Sangue novo é que é preciso neste País. Boa sorte DSP !
Kanil Lopes

Nota GP: Rapaz, Jomav e Braima Camará confirmaram as tuas expectativas e o teu medo. Inclinamos a sua frente. Abraço