terça-feira, 20 de dezembro de 2016

Desvirtuar a Democracia em nome de quê?



Muitas são as vozes que ouvimos a criticar certos comportamentos. Considerar alguns de mal-educados, por são um bocado grosseiros com as atitudes do Presidente da República. Não podemos perder tempos com respostas a estas pessoas, mas alguém de bom senso deve saber que, antes de ser mal-educado, é porque alguém foi educado. Por isso, quem pode mais, pode menos. Se má educação é maior em termos de males, boa educação pode ser.
O Presidente José Mário Vaz, não pode colocar o país a deriva por causa dos seus interesses. José Mário Vaz demitiu em 2015, um Governo que já dava passos. Um Governo cujo Primeiro-ministro, Domingos Simões Pereira preparou para governar. No seu lugar, meteu pessoas que nem tinham interesse na governação. Baciro Djá e Umaro Sissoco. Umaro Sissoco, como Primeiro-ministro, é a maior vergonha que a Guiné-Bissau alguma vez enfrentou.
O povo escolheu o PAIGC para governar, DSP tinha um compromisso eleitoral com o Povo. Tinha obrigação de trabalhar, porque deveria ser avaliado no horizonte de 4 anos. Surge José Mário Vaz com seus interesses, aliado à Braima Camará. Ter Braima Camará a guiar o país sem ser ele quem ganhou eleições, é um perigo. É contra este perigo que a maioria dos guineenses está a lutar. É urgente que cada guineense comece a pensar, a razão que faz com que JOMAV queira ter ao lado dele as seguintes figuras.
Braima Camará, Botche Candé, Aladje Fadiá. Alguém sabe a razão pela qual, JOMAV não está interessado no regresso de Carlos Gomes Jr.? Alguém sabe explicar a razão pela qual, o Governo de DSP tinha que ser demitido, para no mês seguinte, se começar a vender madeira? Alguém já sabia que a madeira já está a ser vendida? Alguém sabia que um Contentor de madeira custa 4.5 milhões de Fcfa e 0,5 milhões vai para a Câmara de Comércio? Alguém sabia que a auditoria contra Câmara de Comercio, para além do Governo de DSP custou lugar a Vasco Biaguê, presidente do Tribunal de Contas?

Existem outros casos que não vamos revelar aqui. Existem regras democráticas que não estão a ser observados, mas que muitos aplaudem, porque se sentem confortados ao lado de JOMAV.

O PAIGC, DSP e os democratas, DEUS vai vos iluminar.

Muitos convidam o debate de ideias, mas não apresentam nenhuma ideia. por exemplo dizem que, será que DSP é o Primeiro-ministro a ser afastado. Muito bem, não. Mas é o Primeiro a decidir lutar com unhas e dentes para os seus direitos e direitos do seu partido.

Acontece uma coisa mal; muito mal, mas certas pessoas, porque têm interesse, acham que os outros devem ficar calados. Não é possível.

JM – recém-exonerado