segunda-feira, 5 de dezembro de 2016

Conferência: Cidadania e Direitos Humanos


Em plena quinzena dos direitos, os estudantes e a sociedade civil vão reflectir sobre as relações entre “Cidadania e Direitos Humanos” na Universidade Jean Piaget, no dia 6 de dezembro a partir das 9 horas. 

Esta será a terceira conferência do projecto “Governação Democrática” liderado pelo Movimento Nacional da Sociedade Civil para a Paz, Democracia e Desenvolvimento, Conselho Nacional de Juventude, Rede Nacional das Organizações Juvenis e Movimento de Cidadãos Livres, com o apoio financeiro do UNIOGBIS. 

A conferência é destinada aos estudantes universitários, políticos e cidadãos em geral, e tem como painel de oradores: o sociólogo Miguel de Barros, o jurista Yasmine Cabral da secção de direitos humanos do UNIOGBIS e a Dra. Manuela Lopes docente da Faculdade de Direito de Bissau e do projecto Voz di paz. Os oradores abordarão questões como: Qual a importância do exercício da cidadania e da defesa dos direitos humanos na promoção da participação democrática dos cidadãos e na consolidação do estado de direito? É possível defender e promover os direitos humanos sem um compromisso com a educação para a cidadania? E será que é possível exercer a cidadania plenamente sem um mínimo de respeito pelos direitos humanos?

A moderação será feita por António Nabituque. O evento terá lugar no Auditório da Universidade Jean Piaget das 9 às 13 horas.
A conferência visa estimular a compreensão sobre as ligações entre cidadania, direitos humanos e democracia e a tornar mais visível o que é que cada cidadão pode fazer para melhorar o exercício da sua cidadania que corresponderá ao gozo dos seus direitos e a uma melhoria da democracia na Guiné-Bissau.