terça-feira, 27 de dezembro de 2016

Chá bem quente de Armando Quadé para Gorky Medina: BISSAU, A CIDADE DE DEUS! ''SE FUGIR O BICHO PEGA, SE FICAR O BICHO COME...'', Gorky Medina



O CARICATO OU MELHOR, NOS DIAS QUE CORREM O MAIS DIFICIL É DISTINGUIR O ''HOMEM NOVO'' DO ''VELHO HOMEM''. AGORA TUDO SE RESUME EM COMO LEVAR UMA VIDA CONDIGNA NESSA CIDADE!!!
Por: Gorky Medina
4 de Novembro de 2011 · Bissau, Guiné-Bissau ·
Está difícil...

Por: Gorky Medina
14 de Dezembro de 2011 · Bissau, Guiné-Bissau ·
Estava ouvir rádio que retransmitia a sessão parlamentar em que se discutia o OGE, no percurso que fiz depois das minhas aulas na Faculdade. Um deputado que não sei de que partido se tratava, mas creio se tratar da oposição, confrontava o Governo devido ao facto de, por exemplo, os docentes da Faculdade de Direito de Bissau ganharem pouco mais de sessenta mil francos CFA, e o orçamento do Ministério das Finanças engordar em mais de cinco biliões. Dizia esse deputado, que a única ocupação digna deste país é trabalhar nas Finanças (incluindo as suas Direcções Gerais), pois é único local de trabalho onde os seus funcionários recebem condignamente - diga-se através de subsídios chorudos que não existem em nenhum outro Ministério pela falta de verbas. Uma coisa me ocorre neste momento lembrar aos nossos governantes, a desigualdade nunca faz bem e nunca contribui para que se possa falar numa paz social, é bom que tenham isso presente.

Por: Gorky Medina
28 de Dezembro de 2011 · Bissau, Guiné-Bissau ·
Um amigo deu-me a nova expressão para os problemas da nossa sub-região: WaWa (uáuá) e que signica West Africa Winds Again! Devíamos ter vergonha na cara, sinceramente, no que nos toca, há muita boa gente que aplaude sempre que esses actos irreflectidos sucedem, e afirmam eles, patriotas ou defensores da pátria de Cabral.
Quem contribui para a nossa instabilidade nunca merecerá o meu respeito, e muitas pessoas aqui em Bissau não entendem porque não lhes dirijo palavra, esse é um dos motivos fortes.
Este é um país onde as pessoas querem estar bem sem nada fazer e, o mais gritante de tudo isso, o mal só é mal quando nos acontece a nós, quando é com outros - principalmente com nosso inimigo (nota que adversário político aqui é inimigo, tal é a cultura democrática dos que dizem-se políticos) - defendemos com unhas e dentes que isso é normal e bom. Por tudo isso, vamos tendo muitos defensores dessas crises que nos acontece, porque o alvo, eventualmente, é nosso adversário. Quando no dia 23 de Novembro de 2008 fomos acordados nas imediações da casa do ex-presidente Nino Vieira, dias depois, ouvi por ai que foi uma "inventona", da mesma forma que ouvi em mais de 5 pessoas da mesma corrente ideológica - se é que podemos falar de correntes aqui - que o sucedido do dia 26 de Dezembro é tudo uma invenção para legitimar caça a bruxas. São opiniões dessas que incentivam esses acontecimentos, e são essas opiniões que fizeram com que muita gente não percebesse a gravidade dos acontecimentos de 23 de Novembro de 2008 que depois desembocaram em 1 e 2 de Março de 2009. Muitos dos que não acreditavam 3 meses antes, hoje até afirmam saber quem perpetrou os actos bárbaros que sucederam nessa noite/madrugada.
É preciso chamar as pessoas pelo nome, todos aqui sabemos quem é quem, e quem apoia ou apoiou o quê, mas ficamos todos calados para não ferir sensibilidades, ou a acreditar que está tudo bem e já passou, é a relativização que está a dar cabo do país, e chegará o dia em que já não haverá onde se-lhe pegar. Já não se pode desejar boa cabança de ano, estamos todos cagados com o sucedido. Ontem a noite, meia dúzia de disparos meteu-nos todos na cama a rezar que não aconteça o pior... Assim se vive na pátria que já foi de Cabral e hoje pertence aos militares - herança de luta!

Por: Gorky Medina
23 de Novembro de 2016 · Bissau, Guiné-Bissau ·
20 h · Bissau ·
Onde andam os constitucionalistas deste país? Porque razão me obrigam a se pronunciar sobre questões que não são da minha especialidade? Mas sobre acordo de Conacri tenho a dizer seguinte: Quem disse aos nossos políticos que é possível afastar a Constituição por acordo? Quem disse aos nossos políticos que os poderes constitucionais da ANP podem ser afastados por acordo? Quem disse aos nossos políticos que a função do STJ é passível de afastamento por acordo ad hoc? Para mim o acordo de Conacri significa isso, violação grave e vergonhosa da Constituição da República da Guiné-Bissau! GMM, 23.10.2016

Por: Gorky Medina com Braima Darame e 12 outras pessoas.
26 de Dezembro de 2016 ·
8 h · Nouaceur, Grande Casablanca, Marrocos ·
Meu muito obrigado a cada um de vocês pelos votos e sobretudo pela confiança, farei o meu melhor para não decepcionar e para cumprir da forma mais íntegra e idónea esta empreitada, sem nunca me desviar dos meus princípios.
Tenho consciência que as expectativas são altas e as exigências também... as circunstâncias particulares que norteiam esta nomeação a tornaram irrefutável e como me têm dito: "não podemos em permanência questionar o que não funciona mas fugir a responsabilidade do contributo a cada vez que nos é proposta".
Aceitei enfim o desafio de ser Director Geral da Contribuição e Impostos, agora só me resta arregaçar as mangas e corresponder às expectativas.
Este país é de todos nós, não vamos continuar deixar que outros nos digam como ou quando fazer algo. GMM, 26.12.2016

Nota GP: Gorky Medina, vira son i suta Paulo Gomes pontapé na bunda. Povo ika lixo nerva tok....