terça-feira, 8 de novembro de 2016

"COERÊNCIA NA POLITICA", EXIGIU BRAIMA CUBANO


DECIDE UNILATERALMENTE NÃO TOMAR PARTE NA COP 22 DE MARAQUEZ - MAROCO.
NÃO PODEMOS ENGANAR O NOSSO POVO COMO SI ISTO NÃO BASTA, AGORA É A VEZ DE ENGANAR O MUNDO INTEIRO.
POR QUESTÃO DO PRINCIPIO E DIGNIDADE NÃO DEVEMOS ESCAMOTEAR A VERDADE.
DADA A IMPASSE POLÍTICO COMO RESULTADO BLOQUEIO TOTAL DAS INSTITUIÇÃO ESTATAL, O MAS AGRAVANTE DAS ÓRGÃOS DA SOBERANIA A ASSEMBLEIA NACIONAL POPULAR (ANP) INSTITUIÇÃO ENCARREGUE POR LEGISLAR E RETIFICAR ACORDOS OU CONVENÇÕES, DEPOIS SUBMETER A APRECIAÇÃO DA SUA EXCELÊNCIA SENHOR PRESIDENTE DA REPÚBLICA PARA EFEITO DE PROMULGAÇÃO.
ESTE FACTO FOI POR MIM TESTEMUNHADO A QUANDO DA MINHA VISITA A REPÚBLICA DE PANAMÁ, PRESENCIE NO PARLAMENTO PANAMENHO O ACTO DA VOTAÇÃO POR UNANIMIDADE DE TODOS OS DEPUTADOS PRESENTE A FAVOR DA RATIFICAÇÃO DO ACORDO COP DO PARIS 21. NA PERSPECTIVA DE ASSUNÇÃO DO COMPROMISSO SOBRE A PROBLEMÁTICA AMBIENTAL. EM OUTRAS PALAVRAS DEMOSTRA QUE O POVO PANAMENHO E O ESTADO PANAMENHO ASSUMIRAM SOLENIMENTE CUMPRIR ESCRUPULOSAMENTE O COMPROMISSO DO ENGAJAMENTO ASSINADO EM PARIS POR PRESIDENTE DO PANAMÁ ASSIM COMO A MINISTRA DO AMBIENTE DE PANAMÁ, COM A UNICA INTERESSE A SALVAGUARDA DAS GERAÇÕES VINDOURAS.
ESTE MESMO ACORDO FOI DO PARIS FOI ASSINADO POR O NOSSO PRESIDENTE DA REPÚBLICA SUA EXCELÊNCIA SENHOR JOSÉ MARIO VAZ.
EM JEITO DE COOPERAÇÃO E SOLIDARIEDADE PARA COM O POVO DA GUINÉ-BISSAU AS AUTORIDADES PANAMENHO, E DE MAIS ESTADOS PRESENTES ATRAVÉS DA SUA REPRESENTAÇÃO DISPUSERAM-SE ATRAVÉS DOS SINAIS MUITO AMBICIOSO EM FAZER BENEFICIAR O PAÍS COM AS INICIATIVAS DOS PROJECTOS RESULTANTES DO COP-21, PELO QUE JULGO NÃO SER PRUDENTE EM FUNÇÃO DO CRITÉRIO DE UMA BOA PONDERAÇÃO, TOMAR PARTE SEM QUE PARA EFEITO HAJA UM SINAIS PROMISSOR DA PARTE DA AUTORIDADE GUINEENSE NA CONTINUIDADE DE UM ENGAJAMENTO EFECTIVO EM APROVEITAR DA MESMA, ISTO PORQUE AINDA NÃO FOI RATIFICADA O ACORDO EM QUESTÃO (COP-21 DO PARIS SOBRE A MUDANÇAS CLIMÁTICA)
LAMENTAVELMENTE, DADA A SITUAÇÃO POLITICA DECIDE NÃO TOMAR PARTE NESTE EVENTO DE GRANDE ENVERGADURA MUNDIAL POR QUESTÃO DO PRINCIPIO E MORAL.
APESAR DAS CONSEQUÊNCIA DESTA DECISÃO MOTIVADA PELA FALTA DA RATIFICAÇÃO PODE ACARRETAR, MAS A GUINÉ-BISSAU NÃO PODE E NEM DEVE DAR LUXO DE SER UM PAÍS ATÍPICO OU ALIAS ESPECIALISTA NA INVENÇÃO DOS CENÁRIOS OBSCUROS E O MAS AGRAVANTE DE SER EU BERNARDO BRAIMA MANÉ ( BRAIMA CUBANO ) ASSINAR DOCUMENTOS DE GRANDE COMPROMISSOS QUE ENGAJA O PAÍS COM OUTROS ESTADOS NA BASE DE FALSIDADE OU AINDA QUE MESMO EM RELAÇÃO AOS ESTADOS IMPENDEM A RESPONSABILIDADES COM BASE NOS PRINCÍPIOS QUE NORTEIAM A RELAÇÃO ENTRE OS ESTADOS ENTRE ELAS (BOA-FÉ E PACTA SUN-SERVANDA) O QUE QUER DIZER QUE DEVEMOS ENGAJAR NA MEDIDA DOS OUTROS PAÍSES.
COMO GUINEENSE COMPROMETIDO COM SUPREMOS INTERESSES DO MEU POVO, NÃO ESTAREI NO CONCERTO DAS NAÇÕES FALANDO TUDO NA BASE DE FALSIDADE DE QUE O PRESENTE ACORDO É UM INSTRUMENTO RATIFICADO PELA ASSEMBLEIA NACIONAL POPULAR ( ANP ) DA GUINÉ-BISSAU O QUE NÃO É O FACTO.
QUANDO NA VERDADE NÃO HOUVE NENHUM AGENDAMENTO PARA RATIFICAÇÃO DO ACORDO DE PARIS 21.
TENHO NOÇÃO CLARA DAS CRITICAS QUE VOU ENFRENTAR. MAS CADA UM DE NÓS TEMOS QUE COMEÇAR A PENSAR QUE ESTA INSTABILIDADE CÍCLICA E CRÔNICA NÃO NOS LEVARÁ A PARTE NENHUM, TEMOS QUE SER COERENTE NOS NOSSOS ATOS MAS NADA. E EU COMO TITULAR DA "SECRETÁRIA DE ESTADO DO AMBIENTE" E A ÚNICA FORMA DE JUNTAR AO MEU POVO E DIZER BASTA FALSIDADE, CLIÊNTELISMO E NEPOTISMO NA POLITICA.
UM RECADO PARA OS QUE VÃO DIZER QUE O PAÍS VAI PERDER COM AUSÊNCIA DO SECRETÁRIO DE ESTADO DO AMBIENTE.
APROVEITO DESDE LOGO PARA DIZER SI O ESTADO MESMO NEM SI QUER TEM DINHEIRO PARA COMPRA DO BILHETE DO AVIÃO.
1 - A BILHETE DO AVIÃO ASSIM COMO O ALOJAMENTO FOI TUDO ASSUMIDO POR PNUD.
2 - O PAÍS JÁ PERDEU MUITO ONDE PODIA TIRAR O MELHOR PROVEITO A MESA REDONDA.
3 - NÃO DESTA QUE O PAÍS VAI SALVAR SÓ COM ASSINATURA DO SECRETÁRIO DE ESTADO DO AMBIENTE PARA O INGLÊS VER.
Muito obrigado a todos os técnicos afecto à secretária de estado do Ambiente. Só obrigado a dizer verdade mas nada.

Nota GP: Tirado abusivamente do facebook de Braima Cubano, por: Bissiadur di facebook.
É caso para dizer Baciro Djá e alguns ministros do PRS tirem as vossas conclusões. Baciro Djá tem feito viagens e JOMAV também. Viva Nhantcho Braima Cubano.